Segundo Philip Kotler, Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das
necessidades e desejos, através dos processos de troca.
O marketing tem como sua finalidade criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
Muitas pessoas confundem o marketing digital com o negócio digital, isso gera duvida em achar que trabalhar com marketing é o mesmo que ter um negocio digital online, imagine a seguinte maneira tire a palavra digital, sobra a palavra marketing, e a palavra negócio tem o mesmo significado? Não! Marketing é uma parte do negócio.
Um negocio em uma empresa possui vários setores como produção, administração, dentre varias, e o marketing é um "braço" do setor comercial junto com vendas, outra coisa que não pode confundir é marketing com vendas, o marketing conecta o cliente potencial com o produto, e o setor de vendas é quem efetiva essas vendas a partir das oportunidades geradas pelo marketing.
No começo de um negocio digital você acaba fazendo marketing e vendas como se fosse uma coisa só, e muitas vezes nos referimos a isso como sendo uma coisa só, mas é importante conhecer essas diferenças para quando o seu negocio crescer você saber como distribuir essas tarefas.
O marketing digital é como o coração do seu negocio a principal engrenagem, e como no mundo digital a venda de produtos são realizadas de forma automática isso faz com que pensamos que fazer marketing e fazer vendas é a mesma coisa quando na verdade o marketing é promoção, o marketing é promover o seu produto.
Mas se você vende serviços fica mais fácil de separar a atividade de promoção da atividade de vendas, você sabe que para fechar uma venda de um serviço para o cliente online é necessário uma passo além da promoção realizada pelo marketing dessa forma fica muito mais fácil entender essas atividades distintas.
É importante você conhecer esses conceitos para conseguir entender melhor o marketing digital, conseguir saber distinguir marketing digital de vendas e de negócios.
O marketing digital possui várias estrategias que auxiliam na missão de encontrar seu potencial cliente e promover seu produto. Algumas das principais estrategias usadas no marketing digital são Marketing de Conteúdo que é a criação e a distribuição de conteúdo com o objetivo de fazer as pessoas te conhecerem com objetivo de gerar visitas para seu site/blog gerar cadastros na sua lista de e-mail e também atrair clientes.
Marketing nas Redes Sociais basicamente é promover a sua marca e conteúdo dos seus canais de mídia social, com o objetivo de gerar visitas, cadastros e atrair clientes.
E-mail Marketing responsável por criar uma comunicação mais pessoal gerando relacionamento com clientes que se cadastraram na sua lista, através do e-mail você pode enviar conteúdo de qualidade, promoções, eventos com intuito de criar relacionamento e realizar vendas.
Anúncios Pagos é uma forma de atrair clientes pagando por cliques ou visualizações que você tem em seus anúncios, as pessoas que clicam nos anúncios podem ser atraídas para uma pagina de vendas ou simplesmente para conhecer sua empresa, as plataformas mais utilizadas para criarem anúncios pagos são facebook ads e google adwords.
SEO - Search Engine Optimization fazer SEO é otimizar o seu site/blog para aparecerem nas buscas do google, bing, yahoo, dentre outros mecanismos de busca, isso ajuda a ter mais visitantes de forma gratuita no seu site.
Web Analytics analise de dados que você pode fazer para saber quais resultados suas estrategias estão obtendo se você fizer marketing e não puder medir os seus resultados, como você vai conseguir saber quais atividades estão trazendo os melhores resultados, a grande vantagem do marketing digital é você poder analisar esses dados, você pode saber quantos visitantes estão no seu site/blog, quantas pessoas clicaram no seu anuncio, quantas pessoas abriram seu e-mail.
Google Analytics ferramenta gratuita super poderosa, indispensável para qualquer um que trabalha com marketing digital.
Quais são os benefícios do marketing digital?
Ter uma forte presença digital irá ajudá-lo de várias maneiras:
Isso tornará mais fácil criar consciência e engajamento antes e depois da venda
Isso o ajudará a converter novos compradores em fãs fanáticos que compram mais (e com mais frequência)
Vai dar o pontapé inicial no boca a boca e no compartilhamento social - e todos os benefícios que vêm com eles
Isso vai encurtar a jornada do comprador, apresentando as ofertas certas no momento certo
Aprenda as estratégias que geram resultados reais
Esteja ciente, o cenário do marketing digital está sempre mudando. Gurus, podcasts e blogueiros declaram uma ferramenta ou tática interessante em uma semana e ineficaz na próxima.
A verdade é que o marketing digital tem menos a ver com "digital" e mais com "marketing", principalmente porque o marketing digital atingiu a maioridade. Seus fundamentos já foram estabelecidos.
Aqui no MARKETING DIGITAL E DESIGN , nosso objetivo é limpar a confusão sobre as táticas que funcionam e como usá-las para expandir seus negócios. Estamos firmemente contra os chamados "gurus" que promovem o próximo "objeto brilhante" ou "solução rápida" que supostamente eliminará o marketing por e-mail, a publicidade digital ou a otimização de mecanismos de pesquisa.