Marketing de Conteúdo é um tipo de conteúdo estratégico que atrai pessoas para seu negócio, e-commerce, blog etc... é um ponto de contado com seu cliente onde traz valor para essas pessoas, engaja essas pessoas e consequentemente fazem com que elas confie mais em você e acabam comprando de você com mais frequência.
Existem cinco pontos essenciais que não pode faltar, a primeira e mais importante é que sua comunicação tem que estar focada na sua persona, ou seja, no seu cliente ideal, saber qual sua idade, o que ela gosta, se tem filhos, quanto mais informações você tiver melhor, você deve focar sua comunicação pensando nessa pessoa, pensando se ela gostaria de ler esse conteúdo.
Outra coisa que não pode faltar é um assunto especifico e bem definido, por exemplo se você tem uma loja de roupas, e a primeira coisa que você pensa em falar é sobre roupas, mas se você criar um conteúdo sobre a melhor roupa para você vestir no verão, imagina quantas pessoas já usaram essa palavra chave roupa, essa palavra chave é muito ampla e abrange muitas coisas, e com certeza seus concorrentes já estão utilizando essa palavra, então quanto mais especifico for seu conteúdo, se você vende roupa infantil ou roupa de praia, procure palavras chaves mais especificas para seu nicho, assim você consegue definir com quem você está falando e o conteúdo que você vai produzir.
Outra coisa fundamental são as headline elas tem que chamar atenção, quando você recebe um e-mail você só consegue acessar aquele conteúdo depois que passa pelo titulo, se você não tem um titulo que não é interessante e não chame atenção e que não se diferencie, não traga alguma coisa que faça a pessoa se interessar por aquele artigo, você não vai chegar a lugar nenhum, e isso vale para tudo independente de qual canal você está usando se for redes sociais e-mail, ou blog, você sempre tem que ter uma hadline impecável, que vai fazer as pessoas clicarem e acessar seu conteúdo.
Você precisa definir a plataforma que você vai falar, qual o lugar certo para sua persona, é preciso saber onde elas estão para você estar lá também, depois que já definiu sua persona, você já deve saber quais são os canais que elas mais usam, não precisa necessariamente estar em todas, mas escolha no minimo 2, se você não estiver no lugar verto para essas personas, você não vai conseguir atingir quem você quer, mesmo que seu conteúdo seja perfeito não está sendo entregue para a persona certa.
Então essas foram algumas dicas mais importantes sobre marketing de conteúdo, conhecer sua persona, definir o assunto, definir o objetivo, criar headlines impecáveis, e estar na plataforma correta para entregar seu conteúdo para persona certa.