Social Media também conhecido como Profissional de Mídias Sociais é responsável por administrar os perfis nas Redes Sociais de marcas ou Influenciadores Digitais. Sua função é criar e publicar conteúdos e desenvolver estratégias de Marketing visando alcançar mais pessoas, crescer e eternizar uma marca, produto ou serviço nas Redes Sociais.
Todos nós estamos conectados nas redes sociais desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir. Dizer que elas não fazem parte do nosso dia a dia seria um grande equívoco. Elas preenchem todos os espaços de tempo em nossa rotina, tornando-se parte fundamental de todos os momentos diários.
A profissão de social media na prática exige uma série de conhecimentos que não são adquiridos de maneira tão simples.
O profissional de social media pode ser formado tanto na área de comunicação social quanto administrativa. Grande parte dos profissionais dessa área tem formação em Jornalismo, Letras, Marketing, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas.
Pensando em aproveitar essa nova realidade do mercado de consumo das redes sociais, as empresas e influenciadores entenderam que precisam estar nas mídias sociais, e com isso vem investindo em um profissional para esse fim, o Social Media que buscam estratégias para tornar a presença das empresas e influenciadores digitas ainda mais relevante por lá.
Por mais que a profissão tenha como base a publicação de posts e o relacionamento com clientes, existe muitas tarefas e responsabilidades que quem está por fora não conseguem vê-las. Esse trabalho pode ser frustrante quando as expectativas não são realmente alcançadas, já que muita gente acha que essa profissão é algo simples e que pode ser feito por qualquer pessoa.
O dever do Social Media é encantar o publico nas redes sociais, passar a essência da marca, oferta de serviço ou produto.
De nada adianta postar várias vezes ao dia se o conteúdo não faz com que o público interaja com ele. Qualquer erro ou equívoco pode vir a causar grandes problemas.
A rotina de um social media baseia-se na elaboração de um cronograma de postagens sempre atualizado.
Produzir conteúdo institucional ou promocional para o cliente, função que requer criatividade e conhecimento técnico sobre design e formatos disponíveis para que engaje os usuários. também envolve a otimização para mecanismos de busca [SEO].
Distribuir conteúdo de impacto nas redes, cada rede social tem uma particularidade e conhece-las cada uma para distribuir cada conteúdo, pois, é preciso saber que eles não podem ser iguais. Tanto em dimensões, formatos, e politicas de privacidades.
Após distribuir todos conteúdos em cada rede social, é preciso fazer monitoramento e analise diariamente, não faz sentido apenas preparar e publicar conteúdos sem avaliar o rendimento alcançado?