Como criar seu portfolio sem ter nenhum cliente, começando agora no design gráfico, e quer fazer seu portfolio mais nunca atendeu ninguém, não fez nada ainda, quer saber como você pode fazer isso, leia esse artigo até o final, porque eu vou te mostrar como você vai construir seu portfolio sem ter nenhum cliente.
Primeira coisa escolha qual canal você vai utilizar para isso, você vai criar uma fanpage no Facebook, você vai criar um perfil comercial no Instagram, você vai criar um site com domínio seu nome, elá você vai construir o seu portfolio, existe também o behance, você vai utilizar o behance como seu portfolio.
Porém, no behance você vai ter mais relação com outros designers, você não vai ter relação com muitos clientes por lá, só que, quando você consegue se relacionar com o cliente no behance, na maioria das vezes é um bom cliente, é aquele cliente que vai valorizar o seu trabalho, vai te pagar muito bem pelo seu projeto.
Mas se você ver o esforço que você tem que ter nessa ferramenta para você adquirir cliente comparado ao esforço que você vai ter estando no faceboo, no instagram, no google ou até mesmo no whatszaap é muito maior.
Escolha o canal que você deseja utilizar!
Depois que você decidiu seu canal, já criou seu perfil, sua marca, suas informações, você precisa de trabalhos para publicar.
A minha dica é utilizar grandes marcas como objeto de estudo, você pode pegar a coca-cola, netflix, grandes marcas e utilizar como objeto de estudo para colocar no seu portfolio. Você vai publicar a arte que você criou e vai colocar na descrição objeto de estudo.
Outra sugestão para quem está começando, principalmente se você mora em uma cidade de interior, é você escolher quem poderia ser os seus clientes e utilizar essas pessoas esses negócios reais da sua cidade como projeto de estudo.
Por exemplo, você vai na padaria comprar pão todos os dias, pega essa padaria e utiliza ela como objeto de estudo, faça uma nova marca, uma nova fachada, faça um site, faça uma rede social para ela, reconstrua.
Depois que você fez tudo isso, agora pode publicar eles no portfolio e as pessoas acharem que atendi esses clientes, Não, você não pode fazer isso. O segredo fez essas artes, vá mostrar suas artes até eles, você vai e apresenta seu objeto de estudo para o dono da padaria, se ele gostar ele vai perguntar quanto você cobra pelo trabalho, ótimo você transformou um estudo em um cliente.
Se ele não gostar, não contratar, mau nenhum você fez, não precisa ficar ofendido com isso.
A ideia era um projeto de estudo e construção de portfolio, e ai você pergunta se pode usar o trabalho para colocar no portfolio, provavelmente ele vai dizer que sim, se dizer que não tudo bem, você não coloca no portfolio. Mas você estudou a ferramenta, você se relacionou com o cliente, você teve uma experiência de construir um network.
De qualquer jeito, você saiu ganhando, não importa se você construiu realmente uma imagem para um portfolio, mas todo um processo que você teve para buscar esses resultados de estudar a ferramenta, criar algo, ir até um cliente real, apresentar o seu trabalho, conversar com ele, defender o seu trabalho, e receber um feedback.