7 DICAS PRÁTICAS PARA DESIGNERS AUTÔNOMOS
Não existe uma maneira particular de se tornar um freelancer, além dessa carreira ser muito complexa e confusa. Mas existem algumas coisas que você deve saber se quiser tirar o máximo proveito disso. Elaborei este guia para qualquer pessoa que queira melhorar seu estilo de vida freelance.
1. Encontre o seu nicho
Todo profissional provavelmente terá mais sucesso concentrando-se em áreas específicas, em vez de tentar dominar áreas diferentes. Você não pode ser um especialista em tudo - para criar algo excepcional, você precisa se concentrar e mergulhar fundo.
Definir o seu nicho também o ajudará a ter clareza sobre o que você faz e quais são seus clientes.
2. Organize seu local de trabalho
Um bom espaço de trabalho é fundamental. Não é fácil mudar sua mente do modo de casa para o modo de trabalho e manter uma produtividade consistente ao longo de suas horas de trabalho como freelancer em casa.
Ter um espaço confortável separado para o qual você vai trabalhar pode fazer maravilhas para sua produtividade e felicidade.
3. Destacar-se
Uma vez que mais e mais designers e freelancers estão entrando no mercado, você precisa se destacar na multidão e se tornar conhecido. Na internet, você não compete apenas com designers de sua região, mas de todo o mundo.
Esteja você apenas começando ou já estabelecido, uma marca pessoal forte é algo que vale a pena investir. É uma maneira distinta de contar sua história para que seja lembrado.
Ao construir sua marca pessoal, você identifica clientes ideais, se diferencia da concorrência e constrói relacionamentos sólidos.
4. Entenda suas finanças
A gestão do dinheiro é uma parte importante de qualquer negócio, inclusive freelance.
Haverá dias em que você estará cheio de dinheiro e dias em que não terá nada entrando em suas contas. Se você administrar seu dinheiro corretamente, não terá que se preocupar com altos e baixos.
Se você administrar seu dinheiro de maneira adequada, não terá que se preocupar com ganhos instáveis ou quedas sazonais. Seu plano financeiro já contemplará todos os riscos e expectativas, o que significa que você estará preparado e se sentirá seguro.
5. Não exagere
Só porque você está recebendo ofertas não significa que você precisa aceitá-las.
Escolha aqueles que o impulsionam, entenda sua carga de trabalho e planeje com antecedência.
Quando você trabalha em muitos projetos, há um alto risco de não entregar o que você tem de melhor e de não se tornar o seu melhor designer.
Os projetos geralmente podem durar mais do que o planejado, portanto, sempre reserve um tempo para edições imprevistas, trabalho adicional e preparação para o estudo de caso.
Se o projeto acabar mais cedo do que o planejado, você terá a oportunidade perfeita para atualizar seu portfólio ou talvez iniciar aquele projeto paralelo que deseja fazer.
E não se esqueça que você também precisa de férias, um tempo para recarregar as baterias.
Sendo um freelancer, você pode precisar de férias mais do que a maioria. Portanto, planeje e avise seus clientes com antecedência e aproveite seu tempo livre.
6. Faça parceria
Trabalhar como freelancer não significa que você tenha que fazer todo o seu trabalho sozinho.
Mesmo se você for uma empresa de um único homem, ainda pode terceirizar as coisas: contrate um financeiro para cuidar de seus livros ou um profissional de marketing para ajudá-lo a construir uma base de clientes.
Você pode fazer o que faz de melhor e transferir outras peças para outros designers.
Por exemplo, se você gosta mais de interfaces, pode terceirizar algumas ilustrações ou parte do projeto com muitos gráficos. Concentrar-se no que você faz de melhor é sempre uma boa ideia.
7. Mantenha o portfólio atualizado
Todo mundo sabe como é frustrante e demorado manter seu portfólio atualizado.
Os clientes dos seus sonhos podem não escolher você porque não tiveram a chance de ver seus melhores trabalhos frescos!
Não importa o tipo de design que você faz, um portfólio online é obrigatório.
Reserve seu tempo após cada projeto para preparar o estudo de caso, fotos e todos os outros recursos para uma ótima apresentação.
Livre-se de todos os projetos do seu portfólio que não representam o tipo de trabalho que você deseja.
Se você tem um monte de designs de pôsteres em seu portfólio, mas se posiciona como um designer de produto - há uma lacuna.
Você nunca sabe quais ofertas pode estar perdendo porque seu portfólio está mal feito ou desatualizado.
Tags:
Design Gráfico