Conheça as qualidades e as habilidades de um bom vendedor

Conheça as qualidades e as habilidades de um bom vendedor

Não sabe como ser um bom vendedor?

Descubra os passos que vão mostrar a você como ser um super vendedor.

Vender é uma missão complicada que exige paciência, dinamismo e mais uma série de habilidades importantes. Mas, isso quer dizer que é preciso algum tipo de dom para ser um vendedor de sucesso?

Muito pelo contrário! As características de que falamos podem (e devem) ser desenvolvidas com o tempo, e mesmo quem não possui algumas dessas qualidades naturalmente pode se sair bem.

Hoje, os vendedores se tornaram um verdadeiro diferencial competitivo para as empresas. Não é à toa que alguns são disputados no mercado.

Quando bem preparados e qualificados, realmente podem fazer a diferença na hora de fechar uma venda.

Diante disso, não é preciso ter medo nem viver somente de indicações para atrair novos clientes. O segredo é desenvolver as qualidades certas.

Quer saber como ser um bom vendedor e bater a meta todo mês? Então veja algumas dicas práticas de como chegar lá!

Quais são as qualidades de um bom vendedor?

Um bom vendedor precisa possuir algumas características que farão toda a diferença na hora de fechar uma venda.

Mas, como já citei antes, essas características podem ser adquiridas com o tempo, basta se dedicar e querer de verdade.

E quais são essas características? Confira algumas delas a seguir.

É organizado 

Uma das principais características de um bom vendedor é a organização.

Ser organizado vai te ajudar a não se perder, em meio a tantas informações e a não perder as oportunidades de conquistar novos clientes.

Um bom vendedor consegue organizar sua rotina, ter foco e atender muitos clientes todos os dias, de maneira personalizada, atentando às necessidades de cada um.

Quando um vendedor é organizado, ele consegue utilizar as informações dos clientes de maneira eficaz, aumentando as chances de conquistar esses clientes e deixá-los satisfeitos.

É competitivo

Uma das caraterísticas mais importantes de um bom vendedor é a competitividade.

Um bom vendedor trabalha para bater suas próprias metas e também para se destacar dos concorrentes. 

Ser competitivo é uma característica do vendedor que está focado e motivado. Além disso, a competitividade dá um “gás” a mais para o bom vendedor.

Sabe fazer networking

Um bom vendedor possui uma característica que pode levá-lo ao sucesso em vendas, que é saber criar uma boa rede de contatos.

O vendedor que sabe fazer networking consegue aumentar a cartela de clientes e, consequentemente, consegue aumentar suas vendas.

Através do networking, você consegue estabelecer uma conexão com muitas pessoas, o que é ótimo para fazer seu negócio crescer e é uma forma de encontrar muitas oportunidades em sua profissão.

É resiliente

Uma caraterística essencial para ser um bom vendedor é a resiliência. 

Um bom vendedor precisa ser resiliente para enfrentar os momentos de crises e para se reinventar quando as coisas não estão indo muito bem, principalmente no início da carreira, onde os desafios são maiores, pela falta de experiência.

É preciso ser resiliente para mudar aquilo que for preciso, quando o momento exigir.

A resiliência é uma característica nata do bom vendedor.

Essas são apenas algumas das características que um bom vendedor precisa ter para ser um sucesso em sua profissão.

Porém, existem muitas outras, como as que vou listar abaixo.

Saber utilizar a comunicação persuasiva;
  • Mindset
  • Possuir capacidade de negociação;
  • Ser paciente;
  • Ter bom humor;
  • Gostar de servir.

Quais as habilidades de um bom vendedor?

Agora chegou o momento de conferir as competências essenciais para ser um bom vendedor. Aqui vão as principais delas:

Busca uma conexão com o cliente 

Um bom vendedor possui a habilidade de se conectar emocionalmente com o seu cliente.

Ele busca compreender o que o cliente precisa e, este, sente que o vendedor entende o que ele está sentindo e sabe do que ele precisa.

Dessa maneira, o vendedor estabelece um elo forte com o cliente, uma conexão, através de algo em comum.

Para que essa conexão aconteça, você precisa coletar o máximo possível de informações sobre o seu cliente em potencial, para que, durante a abordagem, você fale sobre assuntos que tenham a ver com tudo que você sabe sobre ele, o que faz com que o futuro cliente permaneça engajado e comece a confiar em você. 

A partir da confiança, o potencial cliente estará inclinado a comprar o que você oferecer para ele.

Entrega valor ao cliente

Preste atenção à palavra mais importante que acabei de mencionar no tópico anterior: valor.

Um vendedor bem-sucedido é aquele que enxerga na sua profissão a oportunidade de mudar a vida das pessoas, gerando valor para elas.

Dito de outra maneira, você precisa ter em mente que o produto ou serviço que oferece não é só um apetrecho ou funcionalidade banal para o cliente.

É algo que traz benefícios que vão além da compra.

Cria leads

Criar leads é uma das melhores estratégias que um bom vendedor utiliza para engajar e ampliar a sua rede de contatos, para que, com isso, possa começar a jornada de vendas.

Para muitos vendedores, criar leads é a parte mais desafiadora do processo de vendas, mais até do que a parte do fechamento.

Porém, ela é essencial para conquistar novos clientes e, portanto, é uma habilidade que todo bom vendedor precisa ter ou desenvolver.

Educa o cliente

Ensine ao seu cliente mais do que as características do seu produto ou serviço e os benefícios que ele oferece.

Para ser um bom vendedor, também é necessário educar o cliente. 

Por exemplo, se você vende uma ferramenta de automação, pode mostrar para o cliente como utilizar essa ferramenta nas estratégias de negócios dele para aumentar o alcance, diminuir o esforço, economizar tempo e alavancar as vendas.

Você pode realizar suas vendas através da oferta de conteúdo relevante para o público que você quer atingir. 

Esta é a maneira mais eficaz de conquistar a confiança do público e aumentar suas chances de conquistar mais clientes féis.

Sabe ouvir o cliente

Um bom vendedor compreende as necessidades e desejos de seus clientes porque possui a habilidade de ouvir.

É ouvindo o cliente, atentamente, que você saberá escolher os melhores argumentos para convencê-los, oferecendo a solução ideal para o que eles precisam.

Segundo um artigo publicado na revista Forbes, quando você desenvolve a habilidade da escuta ativa, você consegue se concentrar nas informações mais importantes que ele transmitirá para você.

Além disso, saber ouvir o cliente vai evitar com que ele se aborreça repetindo informações que já te passou.

Saber ouvir o cliente também faz com que ele enxergue você como um bom profissional, que sabe valorizar o cliente.

Conclusão

Agora você já sabe como ser um bom vendedor e entendeu que isso não significa somente vender, mas conquistar o cliente e oferecer para ele uma experiência positiva.

Um bom vendedor é aquele que persuade o cliente, conhece bem o seu produto e avalia o próprio desempenho constantemente.

Mesmo que você não reconheça em si mesmo todas as habilidades das quais falei, sempre é possível evoluir e desenvolvê-las.

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